Entidades parceiras reuniram em Aveiro para debater financiamento da ampliação do hospital.

2021-01-23 16:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Ministra da Coesão Territorial manteve, na tarde desta sexta-feira, uma reunião de trabalho com a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), na qual estiveram presentes, ainda, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Em causa está a tão reclamada ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro, que o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro tem exigido para uma Região com “elevada densidade populacional e intensa atividade”, e onde as pessoas têm que se deslocar para outros hospitais quando estão em causa situações mais ou menos complexas.

O objetivo da reunião foi planear a execução e o financiamento do projeto.

Está em causa um projeto de quase 5 milhões de euros de uma obra que ronda os 150 milhões de euros.

A autarquia reafirma abertura para assumir a responsabilidade da execução dos projetos de arquitetura e especialidades, com o apoio técnico da ARSCentro, do CHBV e da Universidade de Aveiro, e o financiamento dos Fundos Comunitários.

O financiamento do projeto, com a devida maturidade, pode ser feito no Centro 2020 / Portugal 2020, no Portugal 2030 (quadro 2021/2027), admitindo-se também a possibilidade de utilizar o Plano de Recuperação e Resiliência.

Os Responsáveis presentes na reunião assumiram o compromisso de “continuarem a desenvolver este trabalho com sentido de prioridade e em cooperação institucional”.