Embaixadora dos Países Baixos esteve hoje em Aveiro.

2022-05-16 17:38

Categoria: 

Concelho: 

A Embaixadora dos Países Baixos, Nienke Trooster, esteve na manhã desta segunda-feira, 16 de maio, em Aveiro, onde foi recebida nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, (CMA) José Ribau Esteves, no âmbito da sua visita à Região de Aveiro.

A diplomata quis conhecer melhor as potencialidades da cidade em termos económicos e perceber a dinâmica industrial e evolução tecnológica do Município. Temas como a economia digital com a implementação do 5G, a iniciativa da CMA, Aveiro Tech City e o seu Living Lab que está a tornar a Cidade num laboratório vivo para empresas, a aposta na tecnologia para criação de um Município e uma Cidade mais sustentável e capaz de fomentar as capacidades STEAM junto dos mais novos, foram os principais temas em cima da mesa.

A diplomata manifestou agrado pela cooperação entre os vários agentes económicos: Governação, Empresas e meio Académico. Salientou a necessidade de divulgar o facto da Região ter das melhores empresas de construção de bicicletas da Europa, uma área muito forte nos Países Baixos.

Esta foi uma excelente oportunidade para reforçar laços entre Aveiro e os Países Baixos, com o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

Aveiro é territorialmente semelhante a muitas cidades neerlandesas, com a permanente monitorização e gestão do futuro, tendo em atenção o binómio, terra e água. Também nesta área abordou-se o estreitamento de relações e de novas parcerias focadas em sinergias para atrair investigadores e investidores.

A Embaixadora mostrou-se impressionada com a energia e dinâmica de Aveiro no contexto nacional e internacional, salientado o facto de que Aveiro ter avançado na área energética, disponibilizando os três primeiros autocarros elétricos da operadora Transdev, em funcionamento na rede AveiroBus quando se preparar para receber o primeiro Ferryboat Elétrico do País.