Eleições na JSD de Aveiro disputadas por duas listas.

2020-07-30 08:23

Categoria: 

Concelho: 

As eleições na concelhia de Aveiro da JSD vão contar com duas listas.

Ricardo Ferreira e Rafael Caprichoso são os rostos das candidaturas que procuram assumir a liderança com o ato eleitoral desta sexta (31).

A Lista A, liderada por Ricardo Ferreira, solicitador de 29 anos, residente na Freguesia de Esgueira, apresenta a candidatura “#conectadoscomaveiro”.

Educação, empreendedorismo, comércio local, ambiente, energia, sustentabilidade, cultura, desporto, turismo, solidariedade social e, por fim, a sensibilização e mobilização para a participação juvenil ativa na política, são os pilares da candidatura que se apresenta a eleições esta sexta.

Assegura uma aposta centrada na formação de uma geração de jovens com “sentido crítico, com espírito empreendedor e colaborativo, voltada para as novas tecnologias, que pense no ensino do futuro, nas profissões do futuro, na indústria do futuro e nas soluções para as alterações climáticas procura-se, acima de tudo, uma geração capaz, liderante, mobilizadora e criativa”.

As autárquicas surgem no horizonte como foco e na lista para a mesa do plenário está Joana Lopes (membro da Assembleia Municipal de Aveiro).

“Sem fórmulas mágicas ou pretensões milagrosas”, a lista procura apresentar um projeto e uma “estratégia exequível e eficaz” para aproximar os jovens da política em colaboração com a estrutura local do PSD e os vários autarcas eleitos pela coligação “Aliança com Aveiro”.

Rafael Caprichoso, líder da lista M, está ligado aos meios culturais e académicos da Universidade de Aveiro.

Assume uma candidatura marcada pelo combate ao desinteresse dos jovens na vida política.

“Assumo esta candidatura sem amarras e por vontade própria; porque sinto que reúno uma equipa capaz e com provas dadas; e porque acredito numa nova forma de fazer política que coloque os jovens no centro da decisão”.

Uma declaração que defende a renovação de atores e de políticas.

“Aveiro, Portugal e o Mundo precisam de novos agentes e de novas políticas. Não acredito que seja fora da política que mudamos políticas e/ou que renovamos os quadros políticos. É dentro. Os jovens estão a desistir da política e sinto que a política parece prescindir deles. Queremos mudar este paradigma e, por isso, depois de um período de reflexão, decidimos avançar com esta candidatura”.

O candidato recusa a “política só para alguns” e afirma-se empenhado em “abrir a política a toda a comunidade jovem de Aveiro”.

“Não contem connosco para abanar bandeiras ou para fazer barulho. Mas contem connosco para pensar Aveiro, Portugal e o Mundo”.