Eleições Autárquicas 2021: PS destaca os candidatos independentes. "Demonstra a abertura da candidatura à sociedade".

2021-07-29 11:49

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura autárquica do Partido Socialista de Ílhavo, composta por 152 candidatos aos seis órgãos autárquicos do concelho – Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia – integra 102 cidadãos independentes.

As listas de candidatos foram aprovadas pela Comissão Política Concelhia realizada no dia 27 de julho e o respetivo processo será formalizado no Tribunal de Ílhavo em tempo oportuno.

O PS considera que "a capacidade de envolvimento de tantos independentes, muitos em condições de virem a ser eleitos e exercer funções autárquicas, demonstra a abertura da candidatura à sociedade, a credibilidade do projeto e dos cabeças-de-lista e evidenciam Eduardo Conde como o líder da plataforma política que efetivamente tem a capacidade de renovar a governação do Município".

"A dinâmica que resulta na integração de dois terços de cidadãos independentes como candidatos tem origem na capacidade que o PS tem demonstrado de dialogar permanentemente com os diversos setores da comunidade, de construir o seu compromisso eleitoral tendo por base a auscultação das forças vivas do concelho e a disponibilidade dos militantes do PS para darem oportunidade de participação efetiva aos cidadãos", considerou Sérgio Lopes, Presidente da Concelhia, na apresentação das listas candidatas.

Destaque, ainda, no entendimento da Comissão Política, "a credibilidade dos cabeças-de-lista que o PS escolheu para liderar as candidaturas aos órgãos municipais e às Juntas de Freguesia. A qualidade dos cidadãos, de diversos percursos cívicos e profissionais, de diferentes gerações e proveniências territoriais, que se disponibilizaram para dar a cara pelo projeto do PS são a manifestação inequívoca da confiança de que Eduardo Conde e os restantes cabeças-de-lista são merecedores", vincam.

O PS "aproveita esta candidatura para reforçar o papel das mulheres na política local. As listas excedem a representação mínima legal do sexo menos representado e apresenta três candidaturas a Juntas de Freguesia totalmente paritárias, com representação em igual número de homens e mulheres: São Salvador, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo. Assinala-se também que o PS apresenta, em todos os órgãos autárquicos, listas cujos dois primeiros candidatos são de sexo diferente", sublinham.