Eleições Autárquicas 2021: Diamantino Sabina recandidata-se em Estarreja.

2021-07-19 14:51

Categoria: 

Concelho: 

O atual Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, apresentou no sábado, dia 17, a sua terceira e última candidatura à presidência da autarquia sob o lema “Sempre Mais”.

“É com determinação e grande sentido de responsabilidade que, mais uma vez, me candidato à Presidência da Câmara Municipal de Estarreja”, afirmou Diamantino Sabina, considerando que nos últimos 8 anos “consentiram-nos fazer por Estarreja coisas realmente positivas. O concelho desenvolveu e as evidências estão aí”.

No balanço da sua governação, o candidato destacou o trabalho desenvolvido no EcoParque Empresarial realçando que “evoluímos de 14 para 32 empresas e de 400 para 1600 postos de trabalho”.

Garante que a aposta continua no investimento e na ampliação de infraestruturas, porque “as empresas não param de procurar Estarreja para instalar as suas unidades industriais”.

No plano ambiental, o autarca sublinhou a importância do património natural do concelho como o BioRia com a prova da BioRace e a Observaria.

No campo das finanças, a “boa gestão financeira” do Município de Estarreja é exemplo nacional. “O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses em 2019, coloca o nosso Concelho em 56º.º em termos de municípios com maior eficácia financeira”.

Notou ainda que nas Obras Públicas “investimos mais de 13,5 milhões de Euros em rodovias” e no Urbanismo, salientou que a centralidade da cidade cresce para norte e poente, desenhando-se a norte uma zona urbana moderna, que contempla várias áreas de atividade e, acima de tudo, “irrompe construção nova, criando-se a tão necessária habitação”.

Depois foi tempo de falar de cultura. ”O Carnaval e as Festas da Cidade e do Município ganharam nova dimensão. O Cineteatro é referência nacional e com o Estau reservámos lugar no circuito mundial da arte urbana”.

E ainda de desporto salientando que “estamos acima do valor médio de subsidiação per capita em 40%! Os muitos campeões nacionais e internacionais nas mais diversas modalidades são parte resultado desse nosso investimento”.

Educação, juventude e social foram também temas de destaque da sua apresentação. “Temos cimentado uma excecional parceria com a comunidade escolar. Temos ofertas educativas inovadoras e de manuais escolares e fichas de trabalho e transportes escolares gratuitos”.

Para o próximo mandato, Diamantino Sabina adiantou que, fruto também das sérias restrições provocadas pela COVID-19 e a consequente retração económica, a sua recandidatura terá como foco quatro vetores. O primeiro é a Habitação e Modernização Urbanística, “com a Estratégia Local de Habitação potenciaremos a construção e reabilitação”. O segundo é a Solidariedade Social e Apoio a Famílias e Instituições "com o objetivo de assegurar a proteção de todos desde do o Regulamento de Apoio a Famílias e Pessoas em situação de Emergência Social à sólida parceria com as nossas IPSS". Em terceiro a Indústria, a Investigação e a Formação Profissional fazendo “crescer ainda mais o nosso EcoParque empresarial (…) Receberemos investimento num Porto Seco Ferroviário e nascerá ainda um Centro Incubador Tecnológico na área dos Gases Renováveis e da Energia”. E, por último, o Turismo. “Com o tecido empresarial local avançaremos com um ambicioso projeto de Turismo Industrial”.

Por fim, deixou o desejo de continuar a construir “um futuro ainda melhor para os estarrejenses” garantindo que todos os munícipes “podem contar com a minha parceria e amizade de forma incondicional, seja na cultura, seja no desporto, seja na solidariedade social, seja nas obras, com a juventude ou na simples partilha de um sorriso e um abraço".