Eduardo Conde diz que é necessário agarrar saúde de forma "pró-ativa".

2021-09-14 11:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura do Partido Socialista à Câmara de Ílhavo destaca a área social como uma das que necessita de impulso nos próximos anos com metas definidas e com a saúde colocada no centro das prioridades.

Eduardo Conde define a requalificação dos Centros de Saúde de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré como fundamental em nome de “condições dignas para os utentes e para os que ali trabalham”.

Em causa queixas que se arrastam há vários anos em torno das condições oferecidas pelos diferentes equipamentos e que a descentralização de competências pode ajudar a acelerar.

A candidatura diz que não pode continuar o jogo do empurra e que é tempo de assumir responsabilidades e agir de forma pró-ativa.

Em causa o respeito pelas condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e, no caso da Gafanha da Nazaré, uma intervenção mais profunda adequando as condições às exigências de uma cidade que tem vindo a crescer.

A candidatura já assumiu no programa eleitoral que nem tudo se reduz a obras mas também a serviços com a aposta na democratização do acesso à medicina dentária.

Eduardo Conde que lidera o projeto “Ousar Mudar” explica que é necessário assumir a decisão política de criar Gabinetes de Medicina Dentária nos centros de saúde, com condições de acesso universal para todos os munícipes.

Outra das apostas é a criação de um programa de apoio à aquisição de fármacos, essenciais ao tratamento de patologias crónicas, “incomportáveis a famílias de baixo rendimento”.

A dimensão social passa também por áreas como a educação.

Conde quer aumentar as Bolsas de Estudo Municipais no número de alunos abrangidos e na inclusão dos estudantes do Ensino Secundário.

O candidato do PS considera que o número de alunos atualmente apoiado “é reduzido face ao número real de alunos carenciados” e salienta que a divulgação mais intensa do programa “despoletará mais pedidos de apoio”.

Defende a colocação dos alunos do ensino secundário em programa complementar à ação social escolar.