“É com a criação de emprego que se garante o futuro da Segurança Social” - Pedro Filipe Soares.

2015-05-12 10:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bloco de Esquerda tomou posição sobre as políticas para o futuro da Segurança Social e Pedro Filipe Soares acusou o PSD/CDS e PS de atacarem a Segurança Social (SS). O líder parlamentar do BE esteve à porta da Segurança Social de Aveiro para defender o emprego como fator de sustentabilidade para o futuro do sistema de pensões.

“Chamamos a atenção para as intenções de PSD, PP e PS de colocarem pressão sobre a SS através da redução de pagamentos para a SS. O PSD quer cortar a TSU e o PS quer juntar a esse corte o que é pago pelos trabalhadores. Temos perda de receita e com isso fica em risco a Segurança Social e passa a ser aumentada a idade da reforma. É uma escolha deliberada para acabar com a sustentabilidade da SS. Do lado do PS fica a abertura para um sistema semi-privado com os salários mais elevados a terem descontos específicos numa espécie de PPR´s de nova geração. Há vontade de abrir a privados e isso coloca em causa o valor da confiança”.

Pedro Soares diz que pretende deixar um alerta. “Avisamos as pessoas: a SS não está bem com PSD, PP e PS. Está ameaçada com estas intenções. É com a criação de emprego que se garante o futuro da SS. Queremos o reforço do investimento público e a partilha de emprego. Com mais gente a trabalhar há mais descontos”.

O líder parlamentar não acredita na dinamização do emprego com alívio nas prestações para a Segurança Social. “Dados recentes mostram precisamente o contrário. Os custos do trabalho baixaram nos últimos anos no privado e no público em mais de 10%. Dizer que é pela redução que se vai dinamizar a economia é atacar os direitos dos trabalhadores e uma corrida para o fundo”.