Dia Nacional do Azulejo passa por Aveiro.

2023-05-02 17:28

Categoria: 

Concelho: 

Assinala-se no próximo sábado, dia 06 de maio, o Dia Nacional do Azulejo.

É um evento que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional, projetando a sua importância, constituindo-se, igualmente, como uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), ao longo dos últimos anos, tem organizado diversas atividades dedicadas ao Património Azulejar Português, integrado também no desafio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) da qual Aveiro é membro fundador.

Integrado nas atividades do Dia Nacional do Azulejo e no programa das Comemorações do Feriado Municipal, a CMA preparou para o dia 6 de maio, um conjunto de ações.

O grande destaque será a realização de uma Visita Guiada baseada e que servirá de lançamento de uma nova publicação Municipal o “Roteiro do Azulejo de Aveiro”. Terá como ponto de partida do Museu da Cidade e terá início pelas 17h00.

Pelas 11h00 terá lugar uma visita à intervenção de conservação e restauro do Painel Azulejar de Jeremias Bandarra e José Augusto junto à escadaria do Mercado Manuel Firmino.

À tarde, pelas 15h30 será realizada a Oficina de pintura de azulejo de estampilha no Museu da Cidade. Tendo como base o azulejo decorativo e as técnicas de pintura tradicionais, através do uso de diversas camadas de estampilhas, previamente recortadas, alusivas a padrões de azulejos típicos da Cidade de Aveiro, esta oficina destina-se ao público infantil dos 06 aos 12 anos. A participação é feita mediante marcação prévia.