Dia Mundial do Ambiente assinalado em Anadia.

2020-06-08 18:23

Categoria: 

Concelho: 

O Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, foi assinalado este ano de forma diferente pelo Município de Anadia.

A efeméride é comemorada, normalmente com a realização da “Feira do Ambiente – Anadia + Verde e + Consciente”, mas devido ao surto pandémico do Covid-19, o evento teve de ser cancelado regressando no próximo ano.

A “Feira do Ambiente – Anadia + Verde e + Consciente” é um certame que reúne entidades ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, empresas e produtores biológicos, que ali apresentam os seus produtos e serviços, e promovem atividades pedagógicas, de divulgação e de sensibilização para as questões ambientais.

Para que a data não passasse despercebida, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma mensagem na página do Facebook do Município, onde referiu que este ano, devido aos condicionalismos decorrentes da pandemia de COVID-19 não foi possível realizar a “Feira do Ambiente – Anadia + Verde e + Consciente”. Contudo, no seu entender, “isso não é impeditivo de prosseguir a missão que lhe está subjacente”, ou seja, “divulgar os produtos biológicos e as soluções ecológicas, e contribuir para a promoção da defesa e conservação do meio ambiente”.

Maria Teresa Cardoso adiantou ainda que a autarquia “é sensível a estas matérias, e procura, em cada dia, melhorar o trabalho que desenvolve neste âmbito”, sublinhando que “esta é uma tarefa de todos”. Deixou um apelo a todos os cidadãos e instituições para que “continuem a manter o mesmo empenho e colaboração nesta causa”, lembrando que pequenos e grandes gestos em prol do ambiente determinam “o nosso grau de sucesso nesta árdua tarefa de garantir um desenvolvimento sustentável”.

A Escola Básica e Secundária de Anadia também se associou ao Dia Mundial do Ambiente, através da iniciativa “O Mar Começa Aqui”, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para comemorar o Dia Europeu do Mar. No passado dia 5 de junho, os alunos do 12º ano, Área de Arte, materializaram as pinturas que realizaram no âmbito desta ação.

O Município de Anadia apoiou esta ação, através do seu Programa Municipal de Educação Ambiental, fornecendo as tintas e pincéis. Ao todo foram realizadas cinco pinturas em três locais distintos, uma junto à entrada principal da Escola, duas no interior do recinto escolar e outras duas no Ecoparque de Anadia.

Neste dia, o vereador com o Pelouro do Ambiente, acompanhado do Chefe de Divisão do Serviço de Ambiente e da técnica responsável, fez uma visita aos locais onde decorriam as pinturas, tendo elogiado a iniciativa e a força da mensagem que comporta, bem como a criatividade artística dos jovens.

No concelho de Anadia, para além da Escola Básica e Secundária de Anadia, aderiram a esta iniciativa as Eco-Escolas, dos Centros Escolares de Arcos, Tamengos e Sangalhos, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro e as Escolas Básicas nº1 da Moita, de Aguim e de Vila Nova de Monsarros, que deverão materializar os seus trabalhos no próximo ano letivo.

A iniciativa “O Mar Começa Aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular, alertando para o facto de que o que se deixa no chão, vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao mar.