Dezenas de choupos-brancos vão ser abatidos na Avenida 25 de Abril.

2022-06-08 11:27

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro vai abater metade dos choupos-brancos existentes na Avenida 25 de Abril, "plantando uma nova espécie compatível e adaptada ao espaço público", sublinha.

A requalificação da Avenida 25 de abril representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor aproximado de 1,4 milhões de euros, e tem um prazo previsto de 540 dias.

Prossegue a obra de requalificação da Avenida 25 de Abril em Aveiro, que "tem como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes", adianta a CMA.

"Com a evolução da execução dos trabalhos, limitados pelo aparecimento de um excessivo enraizamento superficial e pela evidente degradação das árvores, tornou-se objetivamente necessária a reavaliação do parque arbóreo, dando continuidade ao trabalho de auditoria, avaliação e monitorização fitossanitária desenvolvido no final de 2020 (cujas medidas foram implementadas em 2021) pela empresa Tree Plus em estreita ligação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Do trabalho desenvolvido pode concluir-se uma evolução negativa, sendo que, na sua maioria, as árvores ali existentes apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques. Os cortes de grande secção estão na origem no desenvolvimento de cavidades de gravidade variável. Estas lesões associadas ao desenvolvimento de agentes bióticos – sobretudo fundos do lenho, colocam em sério risco muitas das árvores avaliadas”.