Deputados do PSD defendem dragagem no rio Cértima.

2018-06-06 08:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro manifestam-se preocupados com a poluição do rio Cértima, que atravessa diversos concelhos do distrito.

Após uma visita a um troço do curso fluvial, entre as freguesias de Barrô e de Oliveira do Bairro, os parlamentares social democratas manifestaram intenção de usarem as iniciativas legislativas ao seu alcance para tentar ajudar a resolver o problema.

Segundo os autarcas presentes, o rio Cértima não beneficia de uma dragagem há mais de 30 anos, sofrendo com a poluição provocada, sobretudo, por indústrias agropecuárias e por efluentes de estações de tratamento que drenam para o curso fluvial. Trata-se de um afluente da Pateira de Fermentelos.

“Temos de denunciar o estado do rio. A verdade é que, desde as últimas iniciativas parlamentares sobre esta matéria, nada de substancial aconteceu” – denunciou Bruno Coimbra, deputado e vice-coordenador do PSD na Comissão Parlamentar de Ambiente, no final de uma visita a Barrô e Oliveira do Bairro, que juntou os deputados António Topa, Amadeu Albergaria, Helga Correia, Susana Lamas e Rui Cruz, para além dos presidentes das juntas de freguesia, respetivamente Wilson Gaio e Simão Vela.

Para Bruno Coimbra, a Agência Portuguesa do Ambiente e a IGAMAOT [Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] devem proceder às ações inspetivas e atuar em conformidade”. O parlamentar aveirense anunciou, por isso, que os deputados do PSD irão questionar a tutela sobre estas situações.