Deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve na Mata do Buçaco.

2016-10-21 16:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, no âmbito da sua actividade parlamentar, realizou, hoje, um encontro com a Fundação Mata do Buçaco, onde foi possível abordar as principais preocupações do PCP em relação a esse património ímpar do país e onde foi dado a conhecer os projectos, iniciativas e actividade da Fundação.

"Uma das principais dificuldades apontadas prende-se com a falta de verbas. Na sequência da Lei n.º 24/2012, do anterior Governo PSD/CDS, foi eliminada a possibilidade de transferência de verbas da administração central como contributo para as despesas de funcionamento da Fundação, concretizando, assim, os alertas do PCP aquando da própria constituição da Fundação em 2009, pelo Governo PS, isto é, a total desresponsabilização do Estado sobre este património".

Actualmente, a Fundação depende, em grande medida, das contrapartidas financeiras da Câmara Municipal da Mealhada e dos projectos de fundos comunitários. Projectos que, pela sua duração limitada no tempo, "condicionam o planeamento e a intervenção a médio e longo prazo neste importante espaço público".

"A realização de iniciativas de carácter ambiental, cultural e turístico têm contribuído para a divulgação do património afecto à Fundação e constituem, em si, fontes de receita, ainda que insuficientes, para fazer face às necessidades de conservação, preservação e estudo de todo o espaço envolvente. De notar que persistem ainda alguns dos danos provocados pelo ciclone em 2013. A prevenção de catástrofes, muito particularmente, de incêndios, foi outra das questões focadas no encontro, tendo ficado patente a necessidade da existência de equipas de sapadores florestais, com meios humanos e materiais adequados ao espaço".