'Cuidados de Saúde na Gafanha da Nazaré em rotura' preocupam Junta de Freguesia local.

2018-07-25 15:47

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré diz estar "atenta e preocupada" com as condições em que "trabalha" a USF local, exigindo "dignidade e condições para tratar da saúde", sublinhando em comunicado que "os cuidados de saúde na Gafanha da Nazaré estão em rotura".

A 20 de Julho, refere que tomou conhecimento de um aviso emitido pela Unidade de Saúde Familiar Beira Ria (USF), da Unidade de Saúde da Gafanha da Nazaré, "dando nota do encerramento do atendimento clínico devido a ausência de condições de higiene nas instalações, situação que se estendeu para o dia 23", é vincado. "Para além da ausência de atendimento clínico, o transtorno provocado nos utentes afigura-se óbvio, com a necessidade de reprogramação de consultas ou de alternativas de atendimento, à data, sem qualquer perspetiva temporal".

Este "extremar da situação caótica" que é vivida nas duas Unidades de Saúde Familiar da Gafanha da Nazaré (Beira Ria e Atlântico Norte) "não causa estranheza" à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, "já que esta realidade não é nova e tem sido alvo permanente da preocupação do Executivo junto das entidades tutelares da Saúde, quer pessoalmente aquando da visita de responsáveis ao local, quer por intermédio da Camara Municipal de Ílhavo", é referido.

"São conhecidos os problemas estruturais do edificado que alberga as duas USFs, nomeadamente com infiltrações, com problemas de escoamento de águas pluviais na envolvente, com a falta de gabinetes de atendimento suficientes e com o mínimo de condições para que os profissionais daquelas Unidades de Saúde Familiares, possam exercer convenientemente o seu papel cuidador do bem-estar e da saúde dos cidadãos, o que tem conseguido até aos dias de hoje, de uma forma muito resiliente". Por outro lado, "já há muito tempo que é identificada e referida a ausência de um quadro de Recursos Humanos de âmbito indiferenciado (Assistentes Operacionais), sendo que o existente apenas contempla uma Assistente para todo a Unidade de Saúde. Mais cedo ou mais tarde, era previsível que esta situação, que nunca foi solucionada por quem tutela a saúde, apesar das muitas promessas, acabaria por ter este lamentável desfecho. A este contexto acresce o facto dos serviço de Enfermagem, concretamente os Enfermeiros, não terem qualquer assistente disponível para o auxílio nas suas tarefas, cabendo, muitas das vezes, esse apoio ao pessoal Médico de serviço", denuncia, recordando que aquando uma visita do Secretário de Estado da Saúde, em 2016, e as respetivas promessas, sob o lema “palavra dada é palavra honrada”, "que as sucessivas respostas aos vários pedidos de intervenção junto do Governo para a requalificação das Unidades de Saúde da Gafanha da Nazaré têm caído num vazio, não sendo apresentada qualquer solução, nem a viabilização de qualquer intervenção".

A Junta de Freguesia recorda que as Unidades de Saúde Familiar “Beira Ria” e “Atlântico Norte” servem um conjunto de 20 mil utentes por ano e lamenta o "prolongar" da situação.