Crianças plantam árvores na zona de Albergaria.

2023-11-23 16:18

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se celebra hoje, o Município de Albergaria-a-Velha promoveu, ontem, uma plantação de 16 árvores – olaias, carvalhos e plátanos – na área circundante ao Pavilhão Municipal, Parque Canino e Quinta do Passal.

A iniciativa contou com a colaboração de mais de uma centena de crianças, que vão ter o seu nome registado junto da árvore que ajudaram a plantar, assumindo-se como guardiãs das espécies autóctones. O objetivo é sensibilizar para a importância da regeneração, preservação e valorização da natureza, por meio do plantio e do contato com a terra, criando o sentimento de pertença e de laços de afeto com o planeta.

Esta ação contribuiu também para a meta europeia de plantar 3 mil milhões de árvores até 2030, no âmbito da Estratégia da Comissão Europeia para as Florestas que, entre outros objetivos, visa contrariar o declínio da superfície florestal, aumentar a cobertura florestal e a sua capacidade de sumidouro e reservatório de carbono.

Desde o último sábado, o Município de Albergaria está a promover várias ações com vista a assinalar a necessidade de se preservar o meio ambiente. Na conferência BioFórum, que abriu a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, anunciou o aumento da circularidade sustentada, através do reforço da separação, na fonte, de resíduos valorizáveis e da criação de uma rede de pontos de reparação.

No âmbito da Estratégia Municipal de Sustentabilidade foram apresentados resultados significativos: 5600 quilos de têxteis e 380 quilos de máscaras reciclados; 224 empresas com a certificação Albergaria A-Verde Recicla; criação da Horta Biológica da Lapa com 24 talhões; distribuição de 350 compostores domésticos e a criação de um compostor comunitário com 25 famílias participantes que, em menos de seis meses, já recebeu 1 tonelada de bioresíduos.