COVID-19: "Temos de subir de novo a montanha" - Ribau Esteves.

2020-03-19 10:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves assume que a vida mudou radicalmente nos últimos dias com a crise de saúde pública mas o combate pela manutenção do ritmo diário é para manter mesmo que o mundo passe mais pelas novas tecnologias.

O autarca que lidera a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro revela que nesta fase a saúde pública está em primeiro lugar mesmo admitindo que o impacto económico do coronavírus seja muito relevante nos tempos futuros das comunidades.

Uma luta que o autarca vê como difícil mas passível de ser vencida já depois de Portugal estar a sair de uma crise aguda que levou à perda de milhares de empregos.

Turismo e projetos de obras públicas sofrem os efeitos da crise, com travagem, mas são para relançar e manter.

E admite que a mensagem de luta contra o bloqueio do país é determinante. Segue as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa que defendem a manutenção de um país condicionado mas em funcionamento (com áudio)

Ribau Esteves confiante na retoma do país lembra que nesta altura importante é o apoio aos que mais necessitam, pessoas da área da saúde ou cidadãos em isolamento e psicologicamente mais fragilizados.

O autarca salienta o apoio ao centro hospitalar como decisivo na primeira fase de combate ao coronavírus.

A campanha de recolha de equipamentos de proteção dos profissionais de saúde ganha peso no contexto da despistagem e tratamento de cidadãos infetados.

Há escassez de meios disponíveis, dificuldades acrescidas na cadeia logística mas vontade de unir esforços para garantir esses meios (com áudio)