Covid-19: PS pede medidas de apoio ao comércio. Fernando Caçoilo alerta para "redundância" nas ajudas.

2021-02-05 09:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo teme que o voluntarismo na pandemia possa transformar-se num emaranhado de respostas já repetidas e sem coordenação.

O autarca de Ílhavo aplaude o dinamismo da sociedade civil pelas diferentes ações mas nota que as respostas sociais tendem a duplicar.

O debate foi lançado pelo Partido Socialista que pede mais ação ao município sobretudo no apoio ao comércio local e nas campanhas para sensibilizar a população para os cuidados a ter com o uso de máscara no espaço público.

Eduardo Conde reclama essa aposta e um novo serviço de dinamização do comércio com recurso a plataformas online.

Eduardo Conde defendeu a reunião de Câmara que a autarquia deve implementar um serviço de entrega ao domicílio para refeições, bens alimentares, medicamentos e demais produtos disponíveis no comércio local, através de protocolo celebrado com os CTT para adesão dos comerciantes locais ao serviço prestado por aquela empresa que apoia os comerciantes no esforço de venda online e entrega ao domicílio, mitigando as desvantagens que estas empresas enfrentam no mercado concorrencial onde operam grandes grupos económicos.

O vereador socialista apontou ainda a possibilidade de a Câmara criar uma linha de apoio financeiro às pequenas e médias empresas, com o objetivo de apoiar a manutenção de emprego nas micro e pequenas empresas, bem como apoiar o comércio tradicional e a restauração, através de financiamentos a fundo perdido que garantam a sobrevivência dos negócios locais.

É a preparação da retoma para quando terminar ou for aliviado o confinamento (com áudio)

O autarca de Ílhavo diz que o plano desenhado em 2020 continua em execução com medidas de apoio a famílias, às IPSS e ao tecido económico.

Fernando Caçoilo afirma que a economia sente os efeitos da pandemia mas demonstra resiliência.

Ainda assim os poderes públicos afirmam-se atentos à evolução do quadro sócio económico (com áudio)