Covid 19: Anadia conclui testes em lares até final da semana.

2020-05-25 16:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia diz que até final da semana terá concluído a testagem em lares do concelho com um total de 1300 testes.

Até ao final desta semana ficará concluída a realização de cerca de 600 testes de diagnóstico COVID-19, pelo método PCR, aos idosos e funcionários de lares do concelho, articulados pelo Município de Anadia, no âmbito do projeto “Operação Testes Lares/MTSSS – UA”, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, a Universidade de Aveiro e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Na fase de mitigação, o Município realizou cerca de 700 testes serológicos nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com a valência de Lar.

Assim, no total, realizaram-se cerca de 1300 testes nas IPSS’s com estrutura residencial (APPACDM com residência em Anadia e Vilarinho do Bairro, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim, Centro Social Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima, Centro Social e Paroquial da Moita de Anadia, Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena, Santa Casa da Misericórdia de Anadia e Misericórdia da Freguesia de Sangalhos).

Entretanto, e numa operação relâmpago, foram realizados testes aos colaboradores das IPSS’s, com valência de creche e pré-escolar que reabriram, no passado dia 18 de maio, e nas que irão abrir a partir do próximo dia 1 de junho.

Neste caso, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social assumiu diretamente a realização dos mesmos, numa operação articulada entre o Centro Distrital da Segurança Social, as próprias IPSS do Concelho e a ARS do Centro.

A partir do dia 1 de junho reiniciam a atividade os Jardins de Infância nos estabelecimentos da rede pública. Desta forma espera-se, agora, que o Ministério da Educação, também assegure a realização de testes a todos as educadoras e colaboradoras da rede pública do pré-escolar, embora até à data não tenha sido estabelecido qualquer tipo de contacto com o Município nesse sentido.