Construção do Parque Urbano de Anadia arranca em breve.

2019-05-02 16:51

Categoria: 

Concelho: 

As obras de construção do futuro Parque Urbano de Anadia vão arrancar nos próximos dias, tendo o auto de consignação sido assinado, esta 5ª feira, dia 2 de maio, com o Consórcio ASF & Nível 20, após o Município ter recebido “luz verde” do Tribunal de Contas.

O Parque, que ficará localizado na entrada norte da Cidade de Anadia, tem um custo de mais de três milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que presidiu à assinatura do auto de consignação, considerou que este “é um dia importante, tanto para a Freguesia como para todo o concelho” e apelou aos responsáveis do consórcio que “os prazos de execução sejam respeitados”.

Este parque verde, de dimensões consideráveis, tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente.

O projeto pretende valorizar urbanisticamente esta entrada da cidade de Anadia, contemplando uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.

A intervenção propõe ainda soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão otimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adoção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora.

Uma das características deste parque é a sua polivalência, estando implatado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura, capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional.

O Parque Urbano de Anadia está considerado como uma das ações previstas no PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana - de Anadia, tendo sido objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.