Concurso de transportes da região recebe propostas de empresas até 14 de Fevereiro.

2020-01-24 11:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro tomou conhecimento da publicação em Diário da República, no dia 6 de janeiro, do concurso público internacional de transporte público rodoviário na Região de Aveiro, para um período de sete anos, com o valor base de 2.530.500€ (+ IVA).

Os interessados podem apresentar proposta até ao próximo dia 14 de fevereiro.

“Trata-se de uma operação pioneira e sem histórico”, resume a CIRA.

O modelo de negócio passa por um contrato de primeira geração com a concessão de servo público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e vai a concurso com um lote único de 10 operações intermunicipais, com a exceção de Aveiro, que estabeleceu um protocolo com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, já que Aveiro tem uma concessão que já leva três anos.

O Conselho aprovou ainda o parecer da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro sobre o Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos mas elenca alguns problemas.

Encara a medida como positiva mas lamenta o lançamento sem “diálogo nem concertação com os Municípios” e sem “articulação entre Autoridades Regionais de Transportes”.

Alega ainda que há “injustiça no tratamento dos Cidadãos, com os valores do financiamento por Cidadão a serem muito desequilibrados e desajustados nas diferentes regiões do País”.

Aproveita o momento para pedir a isenção das portagens na A17, A25 e A29 e a qualificação dos transportes ferroviários da Linha do Vouga entre Aveiro e Águeda.