Comemorações do 18.º Aniversário da Elevação de Oliveira do Bairro a cidade decorreram esta tarde com a inauguração do novo Parque da Cidade.

2021-08-26 18:27

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito das comemorações do 18.º aniversário da elevação de Oliveira do Bairro a cidade, realizadas esta quinta-feira, 26 de agosto, o Município procedeu à Inauguração do Parque da Cidade (Parque dos Pinheiros Mansos).

Este "magnífico anfiteatro natural, com muita sombra e espaço para piqueniques", localizado no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, representou um investimento municipal global de cerca de 800 mil euros.

Iniciada a cerimónia, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, convidou Jorge Pato, Vice-Presidente e responsável pelo Pelouro do Ambiente, para juntos descerrarem a placa de inauguração do Parque da Cidade.

Na sua intervenção o autarca referiu que "há meses o que viam aqui era uma selva, agora, melhor não teremos para oferecer na zona nascente do concelho, às nossas gentes e a todos aqueles que nos visitam." E acrescentou que "este investimento não se fica apenas pelo valor candidatado a Fundos Comunitários. Muito do que aqui está foi feito com os recursos humanos e técnicos da própria autarquia. Por isso, quero homenagear estes trabalhadores pela sua dedicação".

A terminar o discurso, Duarte Novo destaca ainda que "adquirimos e experimentámos novos equipamentos e posso dizer que este novo parque é amado pelos oliveirenses, mas ainda o é mais pelos nossos técnicos, que tanto deram por ele. Este parque é, agora, o pulmão da cidade e convida a visita de todos. Tenho a certeza que todos darão o devido valor a este espaço que não é só dos oliveirenses, mas de todos os que nos queiram visitar".

Antes de convidar os presentes a uma visita pelo local, Duarte Novo agradeceu à autora do projeto, a Arquiteta Carla Neves, assim como a Jorge Pato, responsável pelo Pelouro do Ambiente.

O programa do Dia da Cidade incluiu ainda, pelas 16h, uma Sessão Solene, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, com a apresentação dos documentários "Lugares de Outrora", a entrega de Votos de Louvor aos funcionários da autarquia que completaram 25 anos de serviço e à Diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Dra. Júlia Gradeço e às 19h, a Missa Campal de Ação de Graças na Praça do Município.  

Recorde-se que a Vila de Oliveira do Bairro foi elevada a cidade no dia 26 de agosto de 2003.

O Parque da Cidade fica situado junto ao Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, que integra um estádio de futebol, um campo de jogos de piso sintético para futebol de 5, um pavilhão, piscinas cobertas, dois campos de ténis (e em breve mais dois de padel) e um parque infantil, beneficiando de boas acessibilidades e de um amplo parque de estacionamento.

Bem perto, encontram-se ainda a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a Escola do 1.º Ciclo e Ensino Básico e Jardim de Infância e o Instituto Profissional da Bairrada.

A intervenção realizada neste espaço contemplou a plantação de 300 árvores autóctones, aumentando a área de sombra e promovendo a melhoria da capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas, quer ao nível da ocorrência de períodos de seca e ondas de calor, quer em caso de ocorrência de fenómenos extremos.

Os trilhos, assim como os percursos de ligação entre os diferentes equipamentos escolares e desportivos, estão dotados de sinalética própria, consonantes com as normas utilizadas para os percursos de marcha pedestre, de painéis informativos com textos e design apelativos, papeleiras com tampa para colocação do lixo, setas de indicação das direções, distância percorrida e a que falta percorrer, colocada nos pontos de cruzamento com outros caminhos e/ou percursos, e bancos com costas distribuídos ao longo dos percursos, para que os utilizadores possam descansar, recuperar forças ou apenas contemplar a natureza.

Para além destes elementos foram ainda implementadas pontes de atravessamento em madeira, que permitem uma aproximação mais rápida e direta a determinadas zonas, um passadiço, equipamento infantil e desportivo e mobiliário urbano.

As três lagoas principais existentes estão protegidas com guardas de proteção em madeira.

A vala existente foi recuperada e tratada, através de técnicas de engenharia natural, preservando a naturalidade do espaço. Já os caminhos/trilhos existentes tiveram um tratamento permeável à base de saibro compactado.

Nesses percursos, foram ainda abertas valetas para o encaminhamento das águas da chuva para as lagoas, tendo sido também aplicado um sistema de entrançado vivo, na proteção das suas margens.

Este espaço contempla ainda sanitários públicos, baseados no conceito de infraestruturas verdes, com cobertura e revestimento exterior em aglomerado de cortiça expandida, material natural, e inclusão de fachadas vivas com vista à implementação de boas-práticas ambientais de adaptação às alterações climáticas.

De destacar que, uma mais valia deste investimento prende-se com o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque.