CIRA adjudica obra da ponte-açude.

2021-09-22 16:46

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro deliberou adjudicar a obra da construção da Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe (em Cacia, Aveiro), à empresa Alexandre Barbosa Borges, pelo valor de 9.9 milhões de euros, (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de dois anos.

Trata-se de uma obra com financiamento do POSEUR de 3.9 milhões de euros e a expetativa de que esse valor possa ser reforçado.

O licenciamento ambiental atrasou todo o processo e esta é a derradeira aposta para concretizar a obra.

Depois de ter sido lançado um primeiro concurso e adjudicado em dezembro de 2017 à empresa Etermar pelo valor de 7 milhões de euros, recebido visto do Tribunal de Contas em julho de 2019 e garantido o financiamento do POSEUR em dezembro de 2016, assim como as devidas condições de licenciamento ambiental, a emissão do Título de Utilização de Recursos Hídricos pela Agência Portuguesa do Ambiente necessária para o início da obra, demorou cerca de 3 anos.

Nessa altura já o empreiteiro tinha desistido do contrato pelo facto das condições técnicas e financeiras para a realização da obra terem sido “muito alteradas” nesse período.

Foi também adjudicado o projeto de execução de proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das Bacias dos Cais da Ria de Aveiro à empresa R5m Marine Solutions.

Investimento de 175 mil euros, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de 120 dias.

Complementa a intervenção em curso pela empresa Polis Litoral Ria de Aveiro de transposição de sedimentos no âmbito do desassoreamento em curso.