CIRA abre novo concurso público para concessão do Transporte de Passageiros na Região de Aveiro

2022-05-30 10:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro abriu novo concurso público para a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros na Região de Aveiro, para um período de cinco anos, pelo valor base de 1.600.000€ (+ IVA).

Os interessados têm de apresentar proposta até ao próximo dia 11 de junho.

Este é o segundo concurso público, depois de em janeiro de 2020 a CIRA ter aberto um procedimento para a aquisição deste serviço, mas para o qual não foi apresentada qualquer proposta.

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro desenvolveu trabalho de revisão das peças do concurso, do estudo e procurou melhorar as condições para atrair operadores.

Isto no momento em que se fazem sentir as consequências da fase aguda da pandemia no setor dos transportes.

Este modelo de negócio passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e está a concurso com um lote único de dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal, e tem um protocolo estabelecido com a CIRA) e da operação de todas as linhas intermunicipais.

“A melhoria da qualidade do serviço, da sua fiabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental, o contributo para a coesão territorial da Região de Aveiro, são objetivos importante que a CIRA quer garantir com a ativação do contrato que venha a surgir deste concurso público”, declara a comunidade.