Cidadãos querem via ciclável exclusiva na avenida Dr. Lourenço Peixinho.

2018-03-19 10:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cidadãos e grupos cívicos torcem o nariz à possibilidade das bicicletas partilharem corredor com os transportes públicos na avenida Dr Lourenço Peixinho e reclamam uma via ciclável dedicada na avenida. É uma das principais conclusões do encontro que assinalou o arranque da semana PEDUCA.

Os principais projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro estiveram em análise com participação e técnicos, políticos e sociedade civil.

As referências às pistas cicláveis merecerem nota positiva quanto ao projeto da rua da Pega que funcionará como via panorâmica mas com nota negativa pela falta de uma solução deste tipo na Avenida Dr Lourenço Peixinho (com áudio)

Esta posição foi reforçada pela representante da Associação Académica da Universidade que refere a importância de garantir esse corredor uma vez que os passeios laterais serão alargados. “Para mim isto é inacreditável.”

Os técnicos afirmam que na Rua da Pega, contígua à Universidade o projeto é possível mas enfrenta limitações na avenida. “Não podemos ter passeios maiores nas ruas e carros nas ruas e ciclovias integradas”.

E sobre as críticas formuladas quanto ao carácter de circulação de viaturas na avenida, os técnicos dizem que há um perfil urbano que vai inspirar a redução de velocidade. “Há vários atravessamentos de peões sobrelevados que vão quebrar o carácter muito viário da avenida. Vamos ter elementos dissuasores de grandes velocidades”.

O debate mereceu reparos do principal partido da oposição. Manuel Sousa (PS) saiu "desagradado" da conferência de abertura da “Semana PEDUCA” por entender que se trata de uma operação de marketing a “roçar a propaganda” mas o presidente da Câmara de Aveiro refere que se tratou de um momento de lançamento de projetos e debate de ideias com abertura para amadurecer algumas dessas ideias: