Centro Recreativo Murtoense está a ser recuperado pela Câmara local.

2020-01-27 18:04

Categoria: 

Concelho: 

Está já em curso a empreitada de reabilitação do Centro Recreativo Murtoense, no centro da Murtosa, adjudicada pelo Município da Murtosa à empresa Edibeiras, pelo valor de valor de 465.570,16 euros, que visa "dotar o edifício de melhores condições de funcionamento, recuperando as caraterísticas essenciais do imóvel, através da eliminação ou correção um conjunto de alterações que lhe foram sendo introduzidas ao longo dos anos".

O histórico imóvel, na atualidade propriedade da Câmara Municipal, foi mandado construir pela direção do Centro Recreativo Murtoense para sua sede e para teatro-clube, em 1929. O projeto foi idealizado por J. Villar, tendo o espaço sido inaugurado no dia 27 de setembro de 1931.

No âmbito da intervenção "será feita a recuperação da tela, que encima o palco da sala de espetáculos, sobre a temática da 'Arte Xávega', pintada, em 1950, pelo conceituado artista plástico Murtoseiro Dimas Macedo, já falecido, naquele que foi, provavelmente, um dos primeiros testemunhos artísticos públicos do genial criador".

A Câmara Municipal da Murtosa tem a pretensão de manter o edifício na esfera do serviço público, "através da sua alocação ao desenvolvimento das políticas culturais e formativas da autarquia, possibilitando, ao mesmo tempo, que a coletividade aí instalada continue a desenvolver a sua atividade".