CDU candidata António Nabais em São Jacinto e culpa PS e Aliança pela crise política.

2022-10-03 07:27

Categoria: 

Concelho: 

A Coligação Democrática Unitária anuncia a recandidatura de António Nabais nas intercalares de São Jacinto.

O histórico candidato comunista que está ligado ao movimento de utentes pela saúde vai dar a cara pelo projeto que já tinha assumido nas eleições de 2021.

A formalização desta candidatura já foi entregue no Tribunal de Aveiro.

A CDU diz que as eleições antecipadas na freguesia são resultado da “gestão ruinosa” do Partido Socialista que culminando na renúncia do presidente da Junta de Freguesia e a subsequente demissão dos restantes eleitos do Partido Socialista.

Mas aponta também o dedo à oposição PSD/CDS/PPM (Aliança com Aveiro) que acusa de prolongar a “agonia do executivo PS e prejudicando os interesses de São Jacinto”.

“Pela parte da CDU, tudo se fez para que o ato democrático de 26 de setembro de 2021 fosse respeitado. De resto, uma posição de convergência e coerência com o património de intervenção na freguesia da CDU, em defesa dos legítimos interesses da sua população, com destaque questões tão relevantes como a Habitação, os Transportes ou Saúde. Destacando-se a CDU ainda, ao longo dos últimos mandatos, como a força política ímpar na exigência do cumprimento de todos os requisitos legais, quanto à apresentação e discussão das contas da freguesia”, refere nota da CDU.

Sob o lema “trabalho, honestidade, competência”, a lista da CDU diz que não se esconde “sob compromissos opacos, sob projetos e interesses pessoais, económicos ou circunstanciais”.

Defende uma “gestão criteriosa e transparente das instituições e dos interesses públicos”.

António Nabais nasceu na freguesia de São Jacinto, concelho de Aveiro em 1960.

Militar de carreira, ingressou nas Forças Armadas em 1981, tendo em 1983 iniciado a sua carreira na Classe de Sargentos na Força Aérea Portuguesa, onde exerceu as suas funções até 1998.

Em 2009 foi transferido da Força Aérea para o Instituto da Defesa Nacional (IDN) onde terminou a sua carreira ativa, com passagem à situação de reserva fora da efetividade do serviço em 2012. Atualmente encontra-se na situação de reforma. Ao longo da sua carreira profissional foi reconhecido diversas vezes como atestam os louvores e condecorações.

Durante a sua carreira como Sargento das Forças Armadas, desempenhou ainda diversas funções como delegado da Associação Nacional de Sargentos (ANS) e integrou os Órgãos Sociais da ANS, durante vários mandatos.

Em 2014 aderiu à Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro (CUSA). Em 2019 integrou o grupo coordenador do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Aveiro (MUSPA).

Desde 2017 faz parte da Direção Nacional do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).