CDS questiona Governo sobre futuro das Extensões de Saúde de Silva Escura e de Rocas do Vouga.

2021-05-13 09:14

Categoria: 

Concelho: 

O CDS questiona o Governo sobre o encerramento de Extensões de Saúde em Sever do Vouga.

João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa quiseram perceber se as Extensões de Saúde de Silva Escura e de Rocas do Vouga estão com funcionamento suspenso ou encerradas.

Os deputados querem depois saber se é verdade que foi colocada uma médica na ES de Silva Escura que, por decisão do ACES Baixo Vouga, terá ficado na Unidade de Saúde de Sever do Vouga, ao invés de assumir o lugar e se é verdade que foram transferidos material e equipamentos da ES de Silva Escura para a USSV.

Numa outra questão, perguntam se é verdade que os utentes da ES de Silva Escura estão, sob a forma de inquérito, a ser convidados a inscrever-se como utentes da USSV, se estão os utentes a ser devidamente esclarecidos quanto ao propósito desse suposto inquérito e, ainda, estando inscritos na ES de Silva Escura, com que finalidade está a ser feita esta alteração.

Sendo que a USSV não tem condições para mais utentes, os deputados do CDS questionam também quando é que será retomada a prática clínica de cuidados de saúde primários nas ES encerradas e se é verdade que não há médicos disponíveis para assumir essa prática.

Os habitantes do concelho de Sever do Vouga encaram com preocupação o eventual encerramento das Extensões de Saúde (ES) de Silva Escura, de Rocas do Vouga e de Pessegueiro do Vouga.

“Tanto a ES de Silva Escura como a ES de Rocas do Vouga já se encontram sem Médico de Família, por motivo de reforma dos anteriores, estando suspenso o seu funcionamento, alegadamente por indisponibilidade de médicos para o posto”, refere o CDS.