CCDR-N celebra acordo para investimento europeu em ponte centenária de Castelo de Paiva.

2021-03-04 16:49

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da CCDR-N, António Cunha, e o Presidente do Município de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, celebraram hoje o contrato de financiamento europeu para a recuperação da Ponte Centenária de Pedorido. A data assinala o dia em que se cumprem 20 anos sobre a tragédia da ponte Hintze Ribeiro.

No momento, António Cunha destacou “o simbolismo de pontes, que ligam o passado e o futuro” desta data. O Presidente da CCDR-N considera que a queda da Ponte Hintze Ribeiro representa “um momento dramático para esta população mas também para a Região e todo o país”, que a instituição e o Município optaram por assinalar através do “encontro com a história da vida e do trabalho do concelho, e com o futuro desta comunidade”. O também Gestor do NORTE 2020 enfatizou ainda o empenho do Município na aplicação de fundos comunitários na reabilitação da Ponte Centenária, de forma a “dar uma nova vida a 128 anos de história”.

Gonçalo Rocha salientou “a importância do gesto” do Presidente da CCDR-N ao querer dar resposta a um “anseio antigo da comunidade”, que corresponde à restituição da “beleza arquitetónica” da Ponte Centenária de Pedorido. O autarca salientou a importância do dia em causa “no que respeita à memória dos que partiram” mas também como uma data que assinala a recuperação de um edificado que “sem este financiamento seria impossível”. O Presidente do Município afirmou ainda que “o concelho vive, neste momento, um investimento na ordem dos 8 milhões de Euros”, em fundos europeus do NORTE 2020, o que considera ser “o momento mais alto de investimento vivido pelo município”.

O financiamento comunitário é assegurado pelo NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), gerido pela CCDR-N, e garante um apoio de 444 mil de Euros a um investimento municipal que ascende a meio milhão de Euros.