Caso da proibição do surf chegou ao Parlamento.

2015-06-17 19:30

Categoria: 

Concelho: 

Bruno Coimbra pede “bom-senso” para manter a prática de surf nas praias da Barra e da Costa Nova. A proibição de atividades de surf nas praias da Barra e da Costa Nova, entretanto levantada, foi hoje abordada na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. O deputado do PSD, Bruno Coimbra, eleito por Aveiro, introduziu o tema na audição ao ministro do Ambiente, dando nota da colocação de diversas placas nas referidas praias proibindo a prática da modalidade nas zonas concessionadas.

Bruno Coimbra sublinhou, na ocasião, a necessidade de conciliar a fruição das praias pelos banhistas com a prática de um desporto que tem trazido muitos benefícios ao país e àquela região em particular. “A região de Ílhavo tem várias escolas de surf, conta com fortes investimentos para potenciar a modalidade e é muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros”, referiu Bruno Coimbra, salientando que a modalidade tem tido enorme peso local e regional, tanto no plano económico como no acompanhamento ambiental das zonas balneares.

Questionando o enquadramento legal que levou à proibição, o deputado do PSD avançou com a possibilidade de promover uma alteração que permita “alternar as zonas de banhos com as zonas de prática desportiva dentro das áreas concessionadas”.

O ministro Jorge Moreira da Silva concordou com o deputado do PSD eleito por Aveiro e defendeu a necessidade de compatibilizar o potencial económico trazido pelo surf, atividade muito ligada à “economia azul”.

O governante adiantou que a capitania está a tentar encontrar uma boa articulação entre os “benefícios do surf e os dos banhistas, famílias, crianças e idosos que frequentam as praias”. “É essa, também, uma obrigação da capitania, que deriva do Plano de Ordenamento da Orla Costeira”, declarou o Ministro do Ambiente, tendo também informado que as placas de proibição já tinham sido removidas para que se encontre uma solução mais equilibrada.