Capital Europeia da Cultura 2027: Aveiro apresentou candidatura perante o Júri. Decisão será comunicada na quarta-feira.

2022-12-05 14:00

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro apresentou, hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em audiência final, perante o Júri Internacional, a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Último passo de um processo iniciado há cerca de sete anos e que envolveu centenas de pessoas, associações culturais, ONG's, artistas, decisores políticos, instituições culturais, a comunidade académica e o meio empresarial.

Depois de uma primeira fase que envolveu doze candidaturas, chegaram a esta etapa apenas quatro cidades.

Braga, Évora, Ponta Delgada estão na corrida com Aveiro.

A autarquia diz que chega a este momento com o “sentimento de missão cumprida, na companhia de muita gente que vê na cultura um caminho para uma sociedade mais plural, inclusiva, criativa, sustentável e resiliente”.

Assume que o propósito de dar escala à cidade e à região se está a cumprir.

“Este é um projeto com uma amplitude europeia e é nessa escala que Aveiro se coloca, sabendo que os desafios de hoje trazem a necessidade de contribuir para um diálogo global.

Obrigado a todos os que têm feito parte deste projeto”.

A delegação a Lisboa incluiu dez pessoas numa apresentação perante o júri, a defender a visão de Aveiro para a cultura da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, da Região Centro e de Portugal, da Europa e do Mundo.

Os resultados serão apresentados esta quarta-feira.

A candidatura declara que está pronta para ser “Capital Europeia da Cultura” e que só o caminhado traçado já permitiu “relevante ganho de crescimento e capacitação”.

“Seguimos Juntos Rumo ao Futuro. Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027”.

Na terça-feira, dia 13 de Dezembro, às 18h30, no Teatro Aveirense, em Aveiro, será apresentada a segunda e última versão do “bidbook”, da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no qual será realizado um balanço do projeto Aveiro CEC 2027 e apresentados os passos futuros qualquer que seja a decisão.

Será também a oportunidade para reagir à decisão do Júri.