Caminhada solidária noturna regressa a Oliveira do Bairro na semana da mobilidade.

2019-08-05 18:59

Categoria: 

Concelho: 

A Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro regressa, no dia 21 de setembro, mais uma vez inserida na iniciativa Mix&Move, que vai celebrar a Semana Europeia da Mobilidade.

As inscrições para a iniciativa, que é promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da cidade, podem ser concretizadas através de um formulário on-line, disponível no site do Município, em www.cm-olb.pt, e nas página de facebook da autarquia e da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro.

Jorge Pato, Vice-Presidente da autarquia bairradina, espera “alcançar os 5 mil participantes”, assegurando que esta edição “vai contar com mais novidades, que estão a ser preparadas para continuar a surpreender os participantes”.

Já definido está o espetáculo que vai receber os caminhantes na Praça do Município. “À semelhança do ano passado, vamos ter um concerto para receber os participantes e prolongar a experiência fantástica da caminhada, desta vez com a dupla de DJs Insert Coin”, revelou o autarca.

Recordando as edições anteriores, Jorge Pato destacou o ambiente vivido, com “famílias inteiras, netos, filhos e avós, com bebés nos seus carrinhos, grupos de amigos e de colegas de empresa, todos equipados com balões com leds e óculos e pulseiras de neon, alguns com pijamas ou com disfarces tipo carnaval, a caminhar e a dançar em autêntico ambiente de festa e confraternização por uma causa solidária”. 

A CSN de 2018, que contou com mais de 4.000 participantes, permitiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB) angariar um valor superior a 17 mil euros em inscrições e quase 15 mil euros em donativos de empresas.

Deduzido o custo de aquisição dos kits de participação, a AHBVOB conseguiu arrecadar quase vinte mil euros de receita, que foi aplicada na compra de equipamento operacional. O valor apurado na edição de 2019 será utilizado na aquisição de uma ambulância de transporte de doentes.

A edição deste ano da caminhada volta a integrar a programação do Mix&Move, iniciativa que celebra a Semana Europeia da Mobilidade em Oliveira do Bairro, entre 14 e 22 de setembro, que contará com um vasto programa de atividades.

Recorde-se que Oliveira do Bairro foi uma das três cidades finalistas dos European Mobility Week (EMW) Awards do ano passado, promovidos pela Comissão Europeia, na categoria de menos de 50.000 habitantes, pela sua organização da Semana Europeia da Mobilidade – Mix&Move 2018.