Câmaras de Águeda e Sernancelhe estreitam laços de cooperação.

2022-05-16 16:54

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, na semana passada, uma comitiva de Sernancelhe, município com quem tem estabelecido laços de amizade e cooperação.

Para breve pode estar a realização de projetos em parceria em áreas como o ambiente, a cultura ou o turismo.

A visita a Águeda iniciou com uma receção no Centro de Artes, precisamente no dia em que celebrava cinco anos de existência e onde foi feita ainda uma visita guiada ao espaço.

Após a apresentação de alguns projetos desenvolvidos pelo Município na área da sustentabilidade ambiental, nomeadamente no Rio Cértima e Vouga, sem esquecer a Pateira de Fermentelos, seguiu-se uma visita ao Laboratório de Rios, no Parque da Boiça, onde foi demonstrada a implementação das intervenções de base natural realizadas na Ribeira da Aguieira.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrou o Projeto intermunicipal “3 territórios, um Rio que nos une”, envolvendo os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, que permitiu a realização de um programa cultural interconcelhio, acreditando que poderá ser alargado a outros municípios, como o de Sernancelhe, tendo o Rio Vouga como pretexto para o desenvolvimento de projetos em conjunto. “Temos um rio que nos une, o Vouga, que nasce na Serra na Lapa, e por isso com muitos argumentos para desenvolvermos projetos em parceria, que se pode estender a várias áreas”, frisou o Edil. Carlos Silva, Presidente da Câmara de Sernancelhe, agradeceu a receção feita em Águeda, uma visita que considerou o prenúncio de várias parcerias que poderão ser concretizadas. “Temos, de facto, um rio e uma amizade que nos une”, disse, enaltecendo o trabalho que Águeda tem protagonizado na promoção e preservação ambiental do território.