Câmara proporciona peça de teatro a alunos das escolas de Águeda.

2020-03-05 17:07

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 1.600 alunos foram ao Centro de Artes de Águeda assistir a peças de teatro baseadas em obras literárias que integram os planos curriculares.

Promover o teatro e educar cada vez mais públicos para esta expressão cultural é o objetivo de uma iniciativa da Câmara de Águeda, que levou ao Centro de Artes, mais de 1.600 alunos das escolas do Município, durante este ano e até dia 3 de março. Este projeto educativo consistiu na apresentação gratuita, para o público escolar, de várias peças de teatro baseadas em obras literárias que integram os planos curriculares do ensino obrigatório.

“Queremos que as crianças tenham acesso, cada vez mais cedo, à cultura e às várias formas de expressão artística e este projeto é reflexo dessa preocupação com a formação de valores culturais no público infantil”, disse Elsa Corga, Vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Águeda, acrescentando que estes espetáculos ainda ajudam os alunos a entender as obras literárias que estudam nas salas de aula.

“Com o mesmo objetivo, teremos, ainda este mês, a Semana do Teatro dedicada a todos os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Concelho”, avançou Elsa Corga, certa de que será um evento que será apreciado pelas crianças.

Dar a conhecer estas obras através da linguagem do teatro e promover o encontro entre o público escolar e esta arte são os principais objetivos desta iniciativa, que facilita, com recurso a esta expressão artística, a compreensão e interpretação das diferentes obras.

Para além dos alunos das Escolas Básicas de Aguada de Cima, de Valongo do Vouga, da Prof. Artur Nunes Vidal (Fermentelos) e da Fernando Caldeira, bem como das Escolas Secundárias Marques de Castilho e Adolfo Portela, estas sessões de teatro contaram ainda com a presença de 118 professores e auxiliares, que acompanharam os alunos nesta oferta cultural da Autarquia de Águeda.

Foram exibidas, durante os meses de janeiro e fevereiro, no auditório do Centro de Artes de Águeda (CAA), as peças “Ulisses”, “Auto da Barca do Inferno” e “O Príncipe Nabo”. No dia 3 de março, o CAA acolheu o espetáculo “Leandro, o Rei da Helíria”, uma peça inspirada na obra de Alice Vieira que é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 7.º ano de escolaridade. À primeira peça assistiram 482 pessoas, à segunda 465, à terceira 398 e à quarta 428 pessoas.