Câmara Municipal de Ílhavo inaugura Laboratório do Envelhecimento.

2022-01-14 17:39

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo inaugura na segunda-feira, dia 17, o Laboratório do Envelhecimento, sediado no Beco Ferreira Gordo (junto à EB1 de Ílhavo), e apresenta a programação deste novo equipamento municipal para o primeiro trimestre de 2022.

O Laboratório do Envelhecimento é um projeto inovador e único em Portugal, que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.

A investigação, o conhecimento e a criação são os três eixos de atuação do Laboratório de Envelhecimento. "A articulação destas áreas de intervenção irá permitir repensar as atuais práticas, propor novas soluções, desenvolver e implementar novas respostas, programas e produtos gerontológicos".

Para alcançar estes objetivos, a Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveu parcerias com diversas entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Kentra Technologies, o Centro de Saúde de Ílhavo, a Associação Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, a Mais Feliz Associação Cultural e Social e a Associação Nacional de Gerontólogos.

O Laboratório do Envelhecimento entrou em funcionamento no dia 24 de novembro, tendo promovido, ao longo dos últimos dois meses, a iniciativa “Laboratório em Construção”, que fomentou conversas e oficinas para promover a reflexão sobre as necessidades sentidas em torno do envelhecimento populacional e potenciar a programação para o primeiro quadrimestre.

O acesso ao espaço será restrito aos parceiros e convidados no momento da inauguração, sendo que a visita ao espaço para o público em geral só poderá ocorrer a partir das 15h30.