Câmara Municipal de Ílhavo e CCDR Centro assinam protocolo para valorização da Economia Circular.

2020-07-22 13:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) formalizaram a assinatura do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro.

Com a subscrição deste Pacto, a Câmara Municipal de Ílhavo assume três compromissos a concretizar até junho de 2021, que contribuem para a implementação e concretização dos princípios da Agenda de Economia Circular do Centro.

O primeiro, através da promoção de incubação de base tecnológica, processos de startups, tendentes a encontrar soluções para uma gestão eficaz dos fluxos rodoviários às Praias da Costa Nova e da Barra.

O segundo compromisso que a Autarquia assume, no âmbito de projetos de mudança de comportamentos enquadrados na economia circular, sustenta-se na campanha de sensibilização junto dos utentes dos Mercados Municipais para o usos de sacos reutilizáveis, com a oferta de 9.000 sacos de juta.

Por último, a Câmara Municipal compromete-se, nos processos de Concurso Público ou Consultas Prévias e sempre que adequado, a valorizar critérios que distingam positivamente propostas que prevejam materiais de baixa incorporação de CO2 ou façam reaproveitamento de matérias-primas.

Desta forma, a Câmara Municipal reconhece as oportunidades que a economia circular oferece não só do ponto de vista Ambiental, com a redução significativa de gases de efeito estufa, mas também a nível socioeconómico e uma melhor eficiência e uso dos materiais ao longo de toda a cadeira de valor.