Câmara de Sever do Vouga atribui número recorde de bolsas de estudo.

2018-06-12 19:07

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Sever do Vouga atribuiu 35 bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior. Mais seis relativamente ao ano passado, sendo este o maior número de atribuições de sempre. A cerimónia decorreu na tarde de 8 de Junho, no Salão Nobre do Município e contou com a presença dos bolseiros que assinaram um protocolo no qual se comprometem a disponibilizar 25 horas anuais de serviço à comunidade, enquadrados em atividades municipais. O investimento de 34.916 euros traduz, como explica a autarquia, a aposta na Ação Social.

“Ao apoiar a formação dos estudantes, estamos a melhorar a qualificação profissional dos nossos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de Sever do Vouga e do país”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, que, mesmo de baixa médica, fez questão de estar presente. “Desde sempre acompanhei o processo de atribuição de bolsas de estudo, sendo este um assunto ao qual damos especial atenção”, afirmou o autarca, acrescentando que “as bolsas de estudo fazem parte da política municipal de apoio à Educação e à Juventude - que tem início no Ensino Básico e estende-se até ao Ensino Superior - além de serem um incentivo e reconhecimento ao esforço e dedicação dos nossos jovens”.

Este ano, foram quase 60 as candidaturas recebidas pela autarquia. “Infelizmente, não é possível dar resposta a todos os pedidos. Tendo em conta a dimensão e as receitas do Município, temos feito um esforço contínuo no sentido de alargar os apoios ao máximo de forma a abranger o maior número de alunos”, explicou o presidente da Câmara, recordando que na primeira edição, em 2001, foram atribuídas 10 bolsas de estudo. Desde então, a autarquia já apoiou 357 jovens estudantes. “Há um conjunto de situações que alteram a vida das pessoas. Por vezes, a perda de um emprego altera completamente a dinâmica financeira de um agregado familiar. Estamos sensíveis a estes constrangimentos e a prova disso é o aumento do número de bolsas”, afirmou.

Com a atribuição das bolsas de estudo, António Coutinho acredita que a Câmara Municipal de Sever do Vouga está a contribuir para a igualdade de oportunidade de acesso ao Ensino Superior, sendo este um investimento que irá incentivar e viabilizar uma futura carreira profissional daqueles jovens que tiveram um passado escolar com sucesso.

Em contrapartida, os jovens bolseiros comprometem-se a disponibilizar 25 horas anuais em atividades promovidas pelo Município, preferencialmente enquadradas nas suas áreas de formação, contribuindo para uma experiência extracurricular.