Câmara de Ovar rejeita responsabilidade na suspensão do Festival do pão-de-ló.

2016-06-10 11:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar esclarece que não tem responsabilidades no cancelamento do Festival do Pão-de-ló de Ovar e recusa qualquer “tentativa de imputação de responsabilidades” à autarquia. Considera que é abusivo falar de responsabilidade quando o evento esteve dependente de tomadas de posição dos representantes da Associação de Produtores.

“Reafirmamos, como temos feito e demonstrado, que o Pão-de-Ló de Ovar é o produto gastronómico por excelência do concelho e a Câmara Municipal de Ovar continuará, individualmente ou em parcerias com as Confrarias e/ou APPO, a querer promover este produto que é nosso. E que faz parte da nossa identidade”.

A autarquia liderada por Salvador Malheiro explica que o evento tradicionalmente organizado pela CMO em parceria com a Associação de Produtores de Pão-de-Ló e mais recentemente com as Confrarias Gastronómica e do Pão-de-Ló de Ovar, mudou em 2015 para o Furadouro, em plena época alta, mas não terá tido o sucesso esperado no evento FURA, programa de animação da praia do Furadouro.

Depois foi pensado um modelo de um projeto para a realização de um Festival Gastronómico, que englobaria a Doçaria Regional e o Pão-de-Ló mas esse plano nunca chegou a ser apresentado.

“Acontece que o projeto com o referido orçamento nunca chegou a ser apresentado à CMOvar e, em março deste ano, a Câmara recebeu um ofício, assinado pelo Presidente da APPO, a informar que não estavam criadas as condições mínimas de sucesso para se levar a efeito o Festival Gastronómico previsto para este ano”.

Ainda no mesmo email, é apresentada a proposta de realização do Festival de Pão-de-Ló aquando do Festival Literário de Ovar. No entanto, a CMOvar entendeu “não haver condições para a realização em simultâneo dos dois eventos por razões sobretudo de ordem logística”.

A Câmara Municipal de Ovar, em reunião com o Chanceler da Confraria, disponibilizou um conjunto de iniciativas com vista à divulgação do Pão-de-Ló de Ovar que passavam pela participação na 624ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, onde a autarquia estará presente; na programação do Furadouro; com a realização do Festival do Pão-de-Ló aquando do FIMO, em Parceria com a União de Freguesias.

Propostas que não terão tido acolhimento da associação de produtores e das Confrarias Gastronómicas de Ovar e do Pão-de-Ló de Ovar e da entidade organizadora do FIMO (União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira Jusã).

O aproveitamento de uma Mostra na cidade Esmoriz era outra das apostas mas não haveria representação de produtores suficiente para alicerçar o evento.

“Face ao exposto, a Câmara Municipal afirma rejeitar qualquer responsabilidade para a não realização do Festival de Pão-de-Ló, em coorganização com APPO e as Confrarias do Concelho, sendo de sublinhar todo o empenho, trabalho e dedicação feito em prol do Pão-de-Ló, por esta autarquia e seus profissionais, desde o início do processo de qualificação do produto, processo que foi inclusive impulsionado pelo próprio município”.