Câmara de Ovar apresenta projeto do centro cívico de Cortegaça.

2016-04-12 22:02

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara Municipal de Ovar vai proceder à consignação e arranque da obra de construção do Centro Cívico de Cortegaça e Requalificação do Largo 25 de setembro, esta quinta-feira, dia 14 de abril, pelas 18h30, numa cerimónia pública que dará a conhecer os pormenores deste projeto. Adjudicada por 708.079,72 euros, esta obra vai permitir converter a atual sede da Junta de Freguesia e o desativado edifício do Sindicato dos Cordoeiros e Tapeteiros, ambos propriedade da autarquia, num único edifício multiusos ao serviço da comunidade, através de uma ligação interna.

Para além de acolher a sede da Junta de Freguesia de Cortegaça, o Centro Cívico será dotado de novos espaços, nomeadamente um Salão Nobre, Galeria de Exposições, Biblioteca, Arquivo, Sala Polivalente, entre outras. Esta empreitada contempla ainda a requalificação do Largo 25 de Setembro, dando lugar a uma praça contemporânea, projetada para a realização de eventos e comemorações ao ar livre, revitalizando o espaço público.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, “esta é uma obra há muito necessária. Vai reabilitar edifícios degradados, conferindo maior dignidade, dimensão e modernidade à sede da Junta de Freguesia, dotando o espaço e envolvente de novas valências que há muito tempo estavam identificadas como carências da Freguesia de Cortegaça”.

O autarca refere ainda que “a concretização desta obra faz parte de uma estratégia municipal que tem como objetivos principais combater as assimetrias entre as oito freguesias,transformando Ovar num Município Mais Coeso Territorialmente. Estamos a dotar as nossas freguesias de equipamentos públicos de qualidade, modernos e multiusos, que vêm servir a dinâmica da nossa população.”