Câmara de Ílhavo promove 'Encontro de Políticas Públicas no Envelhecimento'.

2020-09-22 16:19

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover o 1.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento, enquadrado no projeto “Tomarias Tu Ser Velho”, e que terá lugar no dia 27 de outubro, no Cais Criativo da Costa Nova.

O seminário, que será uma importante oportunidade para a reflexão sobre os impactos da pandemia COVID-19 nos seniores, irá juntar dois oradores especialistas na área do envelhecimento, representantes de vários Municípios e Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) do país que apresentarão exemplos de boas práticas municipais na área do envelhecimento e terminará com cinco debates temáticos.

A sessão da manhã será focada na apresentação do tema “Boas Práticas de Ageing In Place. Divulgar para Valorizar”, por António Fonseca, da Universidade Católica do Porto, e pelas experiências e projetos dos Municípios da Chamusca, do Porto, de Santa Maria da Feira e de Oliveira do Bairro, e ainda o CLDS Anadia.

No período da tarde terão lugar cinco Mesas de Trabalho, repartidas pelas temáticas “Em tempos de COVID-19? Que políticas de envelhecimento devem ser implementadas?”; “Semana do idoso? Problemáticas e desafios”; “Aldeias/Freguesias Isoladas, como desenvolver projetos na área do envelhecimento?”; “Políticas Municipais na Área da Saúde Mental” e “Repensar as Respostas Sociais na Área do Envelhecimento".

Antes do encerramento do seminário e das conclusões finais, Gonçalo Santinha, docente da Universidade de Aveiro apresentará o tema “O que falta fazer nas políticas municipais na área do envelhecimento?”.