Câmara de Ílhavo define aposta em reabilitação urbana.

2015-09-05 08:46

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo aprovou o projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ílhavo e, em simultâneo, a respetiva operação de Reabilitação Urbana. A autarquia considera que este é um passo “potenciador de uma experiência repetível para outras áreas do Município”, assegurando a reabilitação dos edifícios que se encontram degradados ou funcionalmente inadequados, melhorando as condições de habitabilidade e de funcionalidade do parque imobiliário urbano e dos espaços não edificados e garantindo a proteção, promoção e valorização do património cultural.

Fernando Caçoilo lembra que aprovada a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ílhavo, agora em vigor, esta é uma das áreas estratégicas para “uma nova abordagem às questões do património”, imprimindo um novo impulso “à requalificação e valorização do património cultural, onde se inclui o património edificado”.

A proposta segue para o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para obtenção do necessário parecer (não vinculativo) e haverá discussão pública do projeto de operação de reabilitação urbana.