Câmara de Estarreja assinala a abertura do Ano Letivo a 8 de Setembro.

2020-09-02 12:07

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja assinala o regresso às aulas com a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2020/2021, no dia 8 de setembro, terça-feira, no Cine Teatro Municipal. Em tempo de pandemia, segurança é a palavra de ordem, mas unem-se esforços para manter a normalidade possível.

"Neste novo mundo, a comunidade escolar tem outros desafios pela frente, em especial um conjunto de cuidados que devem ser acautelados para diminuir o risco de contágio e a propagação da doença COVID 19".

O Vereador da Educação, João Alegria, adianta que “um grupo alargado de pessoas (professores, encarregados de educação, auxiliares, pessoas da área da saúde) têm trabalhado e vão continuar a estar atentos para o bem-estar de todos na Escola. Por isso, há exigências que temos que cumprir e isso requer que os comportamentos e atitudes de todos sejam civicamente responsáveis, assumidos e cumpridos por todos, por respeito a cada um e a todos. E isto é na escola, em casa e em todos os locais que frequentamos”.

Com o objetivo de uma maior aproximação da Escola à Comunidade, garantindo que mais encarregados de educação, em condições de segurança e em grupos mais pequenos, possam estar mais bem informados sobre os moldes de funcionamento do ano letivo 2020/21, a autarquia, conjuntamente com os Agrupamento de Escolas, irá promover sessões de informação nas freguesias do concelho.

Assim, na área de abrangência do Agrupamento de Estarreja, as sessões decorrerão às 18h00, nos dias e locais a seguir indicados: dia 8, em Avanca, no Auditório do Centro Paroquial de Santa Marinha; dia 9, em Veiros, no Salão da Junta de Freguesia; dia 10, em Salreu, na Escola Visconde de Salreu; dia 11, em Canelas, no Pavilhão do Arsenal de Canelas (destinada aos encarregados de educação de Canelas e Fermelã); dia 14, em Beduído, na Escola Secundária de Estarreja, sempre às 18h00. Posteriormente, será divulgada, pelo Agrupamento, a calendarização das reuniões por turma e por escola.

No Agrupamento de Pardilhó, as reuniões com os pais, em pequenos grupos, realizar-se-ão no dia 15, de acordo com escala a divulgar.

Em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó, na sessão do dia 8 de setembro, no CTE, a Câmara Municipal dá as boas-vindas a todos os que estão de volta às salas de aula e despede-se dos que se aposentaram no ano letivo anterior.

A autarquia dá também a conhecer o Plano Municipal de Educação onde constam atividades, projetos e apoios para o novo ano letivo. Este ano, haverá ainda uma alocução de Manuel Sobrinho Simões, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto – Ipatimup, sobre "A Comunicação ou a arte da promoção de competências - a visão de um médico especialista em cancro".

A partir do dia 17 de setembro, um total de 3350 alunos, cerca de 400 professores e 116 não docentes regressam às escolas de Estarreja, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.