Câmara de Aveiro e Aveiro Bus mostraram os três novos autocarros elétricos.

2018-12-13 17:44

Categoria: 

Concelho: 

Câmara de Aveiro e Aveiro Bus mostraram esta tarde os três autocarros elétricos que entram ao serviço da 'frota' em Aveiro. A sessão de apresentação pública realizou-se no Terminal Rodoviário de Aveiro, junto à estação da CP (na foto).

É já amanhã, sexta-feira, que começam a circular nas ruas do município de Aveiro os primeiros três autocarros elétricos da operadora Transdev que vão integrar a rede AveiroBus.

O anúncio partiu do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no decorrer da sessão de apresentação das viaturas, realizada esta tarde no Terminal Rodoviário de Aveiro, que culminou com uma volta inaugural pelas principais artérias da cidade, na qual participou o CEO da Transdev Portugal, Pierre Jaffard.

"Este é um momento marcante no histórico da atividade da Transdev em Portugal, na medida em que assinala a nossa estreia na exploração de veículos 100% elétricos no país", considerou Pierre Jaffard, revelando ainda que "a introdução dos autocarros elétricos na rede Aveirobus não vai implicar qualquer alteração aos horários das linhas, sendo que, numa fase inicial, estes veículos vão circular de acordo com as necessidades da operação, abrangendo as várias rotas que compõem a rede da AveiroBus".

Por seu turno, Ribau Esteves destacou que "este é um momento muito importante para o município de Aveiro na medida em que damos mais um passo naquilo que é o nosso contributo para o equilíbrio ambiental, para a redução da nossa pegada ecológica e para o conforto dos clientes da AveiroBus".

Produzidos na fábrica da CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia, os autocarros elétricos que a partir de amanhã vão servir as necessidades de mobilidade dos aveirenses apresentam as medidas standard (12 metros de comprimento), têm capacidade para transportar mais de 60 passageiros e estão equipados com motores elétricos de 700V, com uma potência máxima de 160kW.

O Grupo Transdev foi o primeiro operador de autocarros elétricos na Europa, onde se afirma como líder em mobilidade em emissões zero. Atualmente, na área da mobilidade elétrica, transporta milhares de passageiros por dia, em países como os Estados Unidos, França, Austrália e Holanda, onde a rede de autocarros que serve as cidades de Amesterdão e Eindhoven é reconhecida como a mais limpa do mundo.

 

 

 

 

(em actualização)