Câmara de Aveiro distinguida com Selo da Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos.

2020-10-22 16:17

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos, com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2019. Um prémio atribuído apenas a sete entidades em todo o País, distinguindo a Câmara de Aveiro entre as mais de 200 entidades gestoras existentes a nível nacional.

As entidades distinguidas com os Selos de Qualidade ERSAR evidenciam-se por assegurar o cumprimento de um conjunto de critérios previstos no regulamento da iniciativa, nomeadamente, a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a resposta a reclamações, cobertura de gastos, pessoal afeto ao serviço de gestão de resíduos, capacidade instalada para recolha de resíduos urbanos indiferenciados (significativamente aumentada com a adoção de contentores de 1.100 litros), lavagem/desinfeção de contentores (aumento da sua frequência em todo o Município para mensal e quinzenal no período de verão e nas áreas de maior produção de resíduos), emissões de CO2 das viaturas de recolha indiferenciada, a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, a resposta a reclamações, entre outros.

Este prémio vai sublinhar "o trabalho muito positivo que a CMA tem executado em conjunto com a VEOLIA Portugal S.A., desde o dia 01OUT18, momento em que deu início ao contrato em vigor de Prestação de Serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos a Destino Final".

A distinção reconhece o desempenho que esta Câmara Municipal tem tido na melhoria contínua da gestão de resíduos urbanos, proporcionando mais e melhores serviços nesta área, e que terão um novo impulso com a entrada em funcionamento do Ecocentro Municipal em 2021. A reformulação da prestação de serviços de recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados é uma aposta ganha, em todos os sentidos, nos aspetos qualitativos e financeiros. A CMA agradece à VEOLIA Portugal, SA e à ERSUC, pelo trabalho de cooperação que tem desenvolvido com a Autarquia desde o início, na prestação de serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos e no tratamento dos Resíduos de Recolha Seletiva, respetivamente, e que tornou esta distinção possível.

Esta iniciativa é realizada pela ERSAR, em parceria com o Jornal Água&Ambiente e conta com a participação de um júri do qual fazem parte várias entidades representativas do setor, designadamente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

A atribuição destes prémios por parte da ERSAR visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras Intermunicipais e Municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

A entrega de prémios vai ser feita em cerimónia a realizar no âmbito do 14º Fórum Resíduos, que decorrerá entre os próximos dias 27 e 28 de outubro de 2020.