Câmara de Aveiro confirma os primeiros pagamentos no âmbito do Programa de Ajustamento Municipal.

2017-03-02 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro já está a efetuar as primeiras transferências no âmbito do Programa de Ajustamento Municipal.

Confirmou-se a entrada da primeira tranche de 43 milhões de euros mas, ato contínuo, dá-se a saída de verbas para pagar 10,5 milhões de euros do apoio transitório de urgência e 30 milhões de empréstimos bancários que ficam saldados.

Com um valor total de 85,5 milhões, o programa de assistência financeira vai desenrolar-se ao longo dos próximos semestres até final de 2018 seguindo depois da banca para outras entidades credoras.

A Câmara de Aveiro destaca a execução de medidas que permitem o reequilíbrio da estrutura municipal com a redução de 45 milhões de euros de dívida nos últimos três anos de mandato e a qualificação da estrutura orgânica que reduziu em 25% do número de funcionários para além do processo de extinção de empresas municipais.

Ribau Esteves declarava, este mês, na comunicação aos munícipes, que a autarquia está preparada para entrar num ciclo de trabalho com a criação de condições para poder estabilizar a sua ação.

“Esta nova situação para a qual trabalhámos intensamente desde o início do atual mandato, vai permitir que a CMA cumpra em pleno a Lei Compromissos e que retome a autonomia de gestão que perdemos por força da péssima situação financeira a que a CMA chegou e por determinação da Lei”, refere o autarca que, em declarações à Terra Nova, confirma as primeiras transferências bancárias para pagamento de dívidas (com áudio).