Câmara de Águeda renova parceria com o Clube Sport Algés e Águeda XXI.

2021-02-10 15:49

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda reafirma o seu posicionamento estratégico em proporcionar aos cidadãos o acesso a formação desportiva para todos, tendo renovado a sua parceria com o Clube Sport Algés e Águeda XXI para a dinamização de natação adaptada e outras atividades letivas ligadas à natação nas Piscinas Municipais.

“Aumentar a prática de atividade física e formativa de forma regular e orientada no concelho é uma aposta que temos colocado em prática com várias ações e nas diversas modalidades. Nesse sentido, promover o acesso à prática de natação de todos os públicos, independente da idade, grau de dificuldade ou deficiência, é uma das áreas em que continuamos a investir”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, realçando o sentido inclusivo desta política municipal.

Afirmar Águeda enquanto um Município de referência nacional na área desportiva, distinguindo-se pelo seu caráter inovador, tem sido o desafio constante na estratégia municipal, promovendo políticas desportivas diversificadas que se traduzem num aumento da prática da atividade física e desportiva na população do Concelho. O Plano Municipal de Desporto elenca algumas dessas políticas que fundamentam a ideia de que o desporto é para todos, sem exceção, e que define, por exemplo, o objetivo de que,“(…) até 2022, pelo menos 40% da população (do concelho) efetue algum tipo de atividade física regular”.

Deste modo e alicerçada no conceito de que “Desporto é Vida”, a Câmara de Águeda pretende aumentar o número de praticantes, das várias modalidades desportivas, seja de âmbito competitivo ou amador.

Esta é uma aposta sustentada do Município que tem sido concretizada com recurso à atividade desenvolvida nos vários equipamentos desportivos municipais do Concelho, bem como através do estabelecimento de parcerias como a que tem sido efetuada com o Clube Sport Algés e Águeda XXI.

O protocolo, firmado ontem entre a Câmara de Águeda e este clube, pressupõe a dinamização de aulas de natação e de natação adaptada nas Piscinas Municipais (com turmas especiais criadas em 2019 e que continuam a sua formação), apoiando o bom funcionamento deste complexo e assegurando os recursos especializados e permanentes para lecionar as aulas.

Os técnicos deste clube, que é o único no concelho de Águeda com a sua atividade centrada na modalidade de natação e de natação adaptada, são profissionais com experiência comprovada e habilitações técnicas adequadas, em concreto para a prática da natação adaptada, o que é determinante para o bom funcionamento da Escola Municipal de Natação e para o ensino da modalidade junto da população com algum tipo de deficiência.

Refira-se que esta aposta e as boas práticas desenvolvidas pela Câmara de Águeda, no âmbito da sua programação e atividade desportiva, têm sido reconhecidas por vários organismos e valeram várias distinções, nomeadamente a de Presença Digital 2020 e Intervenção Covid-19 no Desporto 2020, atribuídas pela plataforma Cidade Social.

Esta estrutura também distinguiu o Município de Águeda com o “Programa de desporto adaptado recomendado 2019”, para além de ter atribuído o prémio de melhor “Programação Desportiva Municipal 2019”.