Câmara de Águeda promove concertos das bandas filarmónicas nas freguesias

2022-04-14 17:59

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda, numa parceria com a UBA - União de Bandas de Águeda, entre os dias 24 de abril e 15 de agosto, leva espetáculos com as bandas filarmónicas concelhias a várias freguesias.

O grande objetivo desta iniciativa é “divulgar a nossa cultura pelo nosso território e dinamizar o excelente trabalho que as nossas bandas realizam”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que este projeto reconhece ainda o papel que aquelas estruturas associativas têm na formação cultural e musical dos jovens do concelho.

A atividade formativa e a educação cultural é uma premissa estratégia para a Câmara de Águeda que presta apoio aos alunos/formandos nas diferentes organizações concelhias, acreditando que a formação é essencial para a criação cultural “made in Águeda” e que é essa aposta que permite a Águeda afirmar-se, cada vez mais, como um concelho produtor de arte e cultura.

Esta iniciativa concretiza um outro objetivo estratégico do Município, que se prende com a descentralização da cultura, promovendo cada vez mais espetáculos e atividades culturais da mais diversa índole nas freguesias, ao mesmo tempo que dinamiza os equipamentos culturais existentes no concelho.

Para além da promoção dos espetáculos das bandas, esta iniciativa pretende integrar estes concertos nas romarias do concelho. “Pretendemos que este projeto seja o ponto de partida para algo mais abrangente e diferenciador que queremos implementar, dinamizando a participação das bandas nas festas e romarias do concelho, revitalizando e promovendo as nossas raízes culturais e tradicionais”, frisou ainda Edson Santos, que acredita que esta é uma oportunidade para que estas tradições não se percam e sejam passadas de geração em geração.