Câmara de Águeda promove atividades desportivas em formato digital.

2021-02-17 17:58

Categoria: 

Concelho: 

Manter a população ativa e estimular a prática da atividade física continua a ser "uma das prioridades estratégicas" da Câmara Municipal de Águeda, que, no sentido de combater o sedentarismo em período de isolamento social, elaborou um conjunto de atividades para levar o Desporto até “casa” das pessoas, com diversos conteúdos (exercícios, dicas e informações) que estão a ser disponibilizados em formato digital, na página de Facebook do Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC).

Assim e tendo em conta os constrangimentos provocados pela pandemia, o exercício físico poder ser feito individualmente, com toda a segurança e com a orientação dos técnicos do CMMC.

“O isolamento não é desculpa para o sedentarismo e pretendemos, como tem sido a nossa atuação ao longo deste período, continuar a inovar nos métodos para levar os treinos e o exercício físico até aos cidadãos, contribuindo para que as pessoas continuem ativas e saudáveis”, afirmou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrando que esta é uma dinâmica e trabalho na promoção da atividade física que já foram reconhecidos nacionalmente.

Este tipo de atividades valeram ao Município de Águeda o 1.º lugar na “Presença Digital no Desporto do ano 2020” e o segundo lugar na “Intervenção Covid-19 no Desporto do ano 2020”, dois galardões atribuídos pela Plataforma Cidade Social em reconhecimento pelas boas práticas desportivas implementadas em Águeda em período de pandemia e que estão novamente a ser aplicadas este ano.

“Ativos em segurança” é o mote de uma das ações que o CMMC está a realizar no sentido de promover a atividade física quer dos membros daquele equipamento desportivo municipal quer de toda a população que pode acompanhar aulas e vários exercícios, à distância de um simples clic.

O CMMC está a publicar, duas vezes por dia, na sua página de Facebook (https://www.facebook.com/marchaecorrida.agueda), aulas/treinos, onde são feitos exercícios de força, coordenação e resistência cardiovascular (caminhada e corrida) e que são gravados nos percursos da cidade e das várias freguesias.

Desafios semanais em vídeo é outra das atividades, onde são apresentadas propostas de exercícios para serem realizadas durante uma semana, treinando uma área específica do corpo. As pessoas são estimuladas a estarem ativas e a partilharem o seu desempenho com os técnicos do CMMC, numa lógica de interatividade que caracteriza o treino presencial, mas que agora é mantida de uma forma digital.

O CMMC promove ainda aulas de grupo online, através da plataforma zoom. A primeira aula aconteceu no dia 14, tendo incidido sobre GAP (Glúteos, Abdominais e Pernas), e estão agendadas mais duas: dia 21, com um treino intervalado de alta intensidade; e dia 28, com zumba e treino funcional. Os interessados em participar nas aulas, que decorrem sempre às 17 horas, devem enviar mensagem privada na referida página de Facebook do CMMC.

Para além destas atividades, estão previstas realizar-se outras, como jogos em família (através do zoom) sempre recorrendo ao exercício físico, e ainda a publicação de vídeos sobre curiosidades ligadas à atividade física, agendada para abril. Intitulado “Sabia que…”, nesta rubrica serão abordados por profissionais de cada área temas como fisioterapia, nutrição, prevenção de lesões e treino mental. Mais uma vez, quem tiver dúvidas poderá colocá-las a estes profissionais, através de mensagem privada no página do CMMC no Facebook, ou ainda sugerir outros temas para serem esclarecidos.

Refira-se que os técnicos do CMMC anulam diariamente a distância com os atletas e membros inscritos no centro, contactando-os para saberem como estão e como têm mantido as suas dinâmicas de exercício físico.