Câmara de Águeda atribui apoio extraordinário superior a 157 mil euros a associações desportivas, culturais e sociais.

2020-12-16 17:47

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Municipal de Águeda atribuiu um apoio extraordinário de mais de 157 mil euros às associações desportivas, culturais e sociais do concelho, em resposta às necessidades impostas pela COVID-19. Para a atribuição deste subsídio, as coletividades apresentaram candidaturas específicas para aquisição de equipamentos, de instrumentos musicais e para apoio nas despesas fixas.

A este valor acresce os 218.517,04 euros já transferidos e relativos aos apoios extraordinários não reembolsáveis para associações culturais e desportivas, também no âmbito dos incentivos na sequência da pandemia, perfazendo um total de mais de 375 mil euros de apoios extraordinários concedidos este ano.

Muitas instituições, que tiveram de se adaptar às exigências da situação epidemiológica e implementar medidas de proteção da saúde e reestruturar serviços e respostas, viram a sua atividade aumentar e as suas fontes de rendimento diminuir, um cenário que levou o Município a adotar um regulamento de apoio de caráter excecional e temporário.

“Este é um ano muito atípico, condicionado por restrições e medidas de contenção social que teve impactos no funcionamento das instituições do concelho, pelo que este apoio extraordinário visa ajudá-las a enfrentar alguns dos desafios com que se deparam”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Elsa Corga, Vereadora da Cultura, salienta que “estes apoios são um contributo relevante para a prossecução da atividade das instituições e um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem”.

Faz parte deste bolo financeiro, agora atribuído, o apoio para aquisição de equipamentos de proteção individual e/outros equipamentos (atribuído a 45 coletividades de caráter desportivo, cultural e social), no valor de 18.665,39 euros, bem como para execução de obras de adaptação de espaços (a 19 coletividades), de 19.484,45 euros.

A câmara atribuiu ainda um apoio de 59.615,63 euros a 51 associações com o objetivo de assegurar os encargos associados a despesas fixas.

De realçar ainda o subsídio de 59.352 euros para que seis bandas filarmónicas do concelho possam adquirir instrumentos musicais (Banda Marcial de Fermentelos, Sociedade Musical Alvarense, Associação Musical e Recreativa Castanheirense, Associação Cultural e Recreativa Banda Nova de Fermentelos, Sociedade Cultural e Recreativa 12 de Abril e Associação Filarmónia de Óis da Ribeira).