Bloco de Esquerda classifica chumbo do PAM como “derrota de Ribau Esteves”.

2016-01-31 14:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda considera o chumbo do Tribunal de Contas ao Programa de Ajustamento Municipal “derrota" de Ribau Esteves, do PSD e do CDS-PP. A concelhia de Aveiro diz que havia sinais que apontavam para o chumbo apesar do presidente da Câmara anunciar as idas dos documentos aos órgãos municipais como “procedimentos formais”. “stá à vista que assim não era e que o Tribunal de Contas chumbou a estratégia austeritária do PSD e CDS para Aveiro”.

O Bloco de Esquerda lembra que sempre desconfiou do processo adivinhando desconfianças do Tribunal de Contas em relação aos montantes pedidos pela autarquia. “Alertamos para o facto da Câmara ter pedido vários valores ao PAM: 89,5M, 82M, 79M, e atualmente nos 72,5M de euros. Este facto colocava em evidência que a autarquia estava a pedir mais dinheiro que o adequado para pagar as dívidas, podendo mesmo tentar por esta via uma folga orçamental para obras de campanha em 2017".

O Bloco de Esquerda quer aproveitar o chumbo para combater a política de austeridade municipal com alterações na política fiscal prevista para 20 anos. “A austeridade provou ser um modelo falhado que apenas cria piores serviços públicos, pobreza e exclusão. O Bloco defende um caminho alternativo em Aveiro”.