Bloco de Esquerda: 96 mil trabalhadores no Distrito de Aveiro em Lay-Off.

2020-06-01 16:05

Categoria: 

Concelho: 

A distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro reuniu hoje com a direcção do Centro Distrital de Aveiro, da Segurança Social. O deputado Nelson Peralta esteve presente na reunião.

Adiantam que neste momento "existem 10.460 empresas que recorreram ao lay-off" no Distrito de Aveiro, abrangendo um total de 96.860 trabalhadores. Na prática, "quase 100 mil trabalhadores têm os seus rendimentos substancialmente reduzidos".

Também foi transmitido ao BE que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já detectou várias fraudes por parte de algumas empresas. "Esta situação é preocupante, revelando a necessidade da adopção de medidas adicionais com caracter de urgência, capazes de evitar uma catástrofe social".

Face à redução do rendimento dos trabalhadores o Deputado Nélson Peralta elencou três prioridades, propostas pelo Bloco de Esquerda, que são "em primeiro lugar, garantir salários a 100%. Não é possível dizer aos trabalhadores que eles vão estar até ao final do ano com um corte de um terço no seu salário, cortar para metade os prazos de garantia de acesso ao subsídio de desemprego, garantindo mais apoio aos trabalhadores mais desprotegidos e apoiando rapidamente as pessoas que perderam acesso ao emprego e que ainda não tem acesso ao subsídio de desemprego e impedir o despedimento de trabalhadores precários, obrigando a que as empresas que estão a ter apoio do Estado não possam despedir trabalhadores efetivos, mas também não possam despedir trabalhadores precários. O Estado não pode fazer de conta que os trabalhadores precários não existem quando está a negociar o apoio às empresas".

Para o BE "é necessária uma maior presença da ACT no terreno, para evitar fraudes na aplicação do lay- off. Já são várias as queixas que têm chegado ao Bloco por parte de trabalhadores que estão a ser vítimas de trapaças orquestradas por algumas entidades patronais sem qualquer decoro, que agem com uma total impunidade, prejudicando gravemente o estado, os trabalhadores e as outras empresas concorrentes".