Bibliotecas municipais normalizam acessos e Municípios pedem reforço de meios para a cultura.

2016-03-04 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As bibliotecas municipais da Região de Aveiro estão perto de concretizar a harmonização de regulamentos para permitir o livre acesso a munícipes de cada um dos municípios em condições igualitárias. Ribau Esteves fez o anúncio na abertura da 1ª Conferência Internacional Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro, subordinada ao tema “(Re)Pensar a Biblioteca Pública”.

O presidente da CIRA deixou um apelo ao Ministro da Cultura para que garanta condições de financiamento em programas de apoio à cultura. “É importante dizer que os programas regionais deixaram dotações excessivamente escassas no apoio a eventos de matriz cultural. A dignidade vai ao ponto do Centro 2020 estar no mais tranquilo zero”.

Quanto aos regulamentos anunciou a concretização de políticas de normalização. “Entendemos harmonizar os regulamentos e estamos na fase da implementação dessa regulamentação. Estar em rede é facilitar mecanismos de acesso”.

A presidente da Câmara de Anadia deu as boas-vindas ao cineteatro de Anadia. Teresa Belém lembrou que o esforço conjunto de valorização das bibliotecas é importante para os cidadãos. “Os nossos cidadãos têm o direito de exigir os mesmo serviços e a mesma qualidade em qualquer biblioteca. Tudo se resume a pensar na biblioteca numa lógica de acesso independentemente da proveniência dos utilizadores ou da localização do equipamento”.

João Soares esteve na abertura dos trabalhos para agradecer o trabalhado dos bibliotecários e pedir que puxem também pelas livrarias e elogiou o trabalho dos agentes no terreno destacando a competência e, de forma indireta, respondeu a quem o acusa de olhar a cartões partidários na recente demissão do diretor do Centro Cultural de Belém (com áudio).